Timão: o único do Brasil com três atacantes.
Como sou fã de analises tecnicas e taticas, estou postando abaixo uma noticia do site Lance de Felipe Bolguese, e logo abaixo uma analise de Mauro Beting.
Em 2009, trio ofensivo Dentinho/Ronaldo/Jorge Henrique está invicto.
Da escola gaúcha de treinadores, Mano Menezes só guarda as passagens por XV de Novembro, Caxias e Grêmio. Porque, no Corinthians, ele ignora a tradição de times com forte sistema defensivo e aposta na força do ataque, com o trio Dentinho/Jorge Henrique/Ronaldo.
A prova é que em todo Brasil o Timão é a única equipe que joga com três atacantes de ofício.
Foi no dia 31 de março, contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista, que os três começaram como titulares pela primeira vez. Resultado: vitória por 3 a 0 e equipe classificada para a semifinal do Estadual.
A ousadia se repetiu 12 dias depois, na semifinal contra o São Paulo, no Pacaembu. O Timão venceu por 2 a 1 e deu importante passo para chegar à final da competição.
– Eu fiz o principal, que foi ser melhor do que o adversário. Taticamente, o grupo me permite ser inovador em algumas ideias, como entrar com três atacantes em um clássico – disse Mano, no vestiário, após a partida.
Na segunda decisão, com o empate a seu favor, o técnico não abriu mão do trio. E venceu por 2 a 0. A formação, então, tornou-se a ideal. E foram mais cinco vitórias e quatro empates (aproveitamento de 70%).
O esquema de Mano com Ronaldo, Dentinho e Jorge Henrique em campo, porém, não significa atacar sem precedentes. Porque Dentinho e, principalmente, Jorge Henrique, são muito exigidos na marcação.
– Jorge é taticamente perfeito. Quando está na defesa, incomoda muito. E ainda consegue ser decisivo na frente – analisa o treinador.
Curiosamente, com três atacantes, a média de gols do Corinthians cai de 1,7 gol por partida para 1,4. Em contrapartida, a defesa fica mais consistente: 0,4 gol sofrido por jogo, contra 0,9 com dois atacantes.
Mano tem provado que três nunca é demais... Três é bom demais!
Três atacantes: só por 35 minutos
por: Mauro Beting
De fato, com três atacantes (Jorge Henrique e Dentinho pelas pontas, Ronaldo no comando), o Corinthians só atuou nos 35 minutos finais da virada sobre o São Paulo, no primeiro jogo da semifinal paulista. Após a expulsão de André Dias, Mano liberou os meias Jorge Henrique e Dentinho para atuarem pelas pontas.
No mais, e desde o Grêmio-06, Mano adora usar o 4-2-3-1: um volante mais próximo à defesa
(Cristian), outro meia recuado que sai com qualidade e intensidade (Elias), e os três meias: dependendo do lateral adversário que apoia mais, Mano inverte os lados dos meias abertos: Jorge Henrique, mais tático, costuma acompanhá-lo; Dentinho, mais incisivo e letal, é quem se aproxima de Ronaldo. Douglas cria por dentro.
Postar um comentário